domingo, 3 de março de 2013

Psycho

SINOPSE:

Gênero: Suspense, Fantasia
Ano: 1960
País: Estados Unidos
Cor: Preto e Branco
Duração: 107 min.
Idioma: Inglês
Direção: Alfred Hitchcock


Psicose começa com a secretária, Marion, dando um desfalque de 40 mil dólares na imobiliária onde trabalha. É uma tarde quente de sexta-feira e ela pede licença ao patrão para sair mais cedo, e leva consigo o pacote contendo o dinheiro, certa de que seu crime somente seria percebido após o final de semana. Com pouco mais de dois dias para fugir, Marion sai dirigindo sem destino pelas estradas. Cansada, vai parar no Motel Bates, um lugar decadente, que quase fechou suas portas após o desvio da autoestrada. Lá, é recepcionada por um simpático mas estranho e tímido rapaz, Norman Bates, totalmente dominado pela mãe. Após um bate-papo e um rápido sanduíche, acontece o inesperado: Marion é brutalmente esfaqueada enquanto toma banho, numa das cenas mais famosas de toda a história do cinema.

Fonte: Wikipedia


TRAILER:


O que escrever sobre Psicose (Psycho)? Bem... confesso que fiquei perdida com essa gigantesca responsabilidade, afinal é uma obra do tão conhecido diretor, o mestre Alfred Hitchocock. Ou seja, o filme não é só o mais conhecido de todos os tempos, como também o melhor de toda a era no gênero Terror/ Suspense.

Eu, como toda louca por filme, sempre quis assistir a esse clássico, mas nunca encontrei um link decente (ou estava com uma imagem péssima, ou o áudio era tenebroso... ¬¬), mas essa semana eu consegui assisti-lo, e... tenho que confessar: É MUITO MELHOR DO QUE EU ESPERAVA!! É, simplesmente, fantástico! Entrou para minha lista de "Perfeição Cinematográfica". Mas vamos ao que interessa.

Bem... Marion Crane é uma secretária em uma imobiliária e depois de seu chefe fechar uma transação de venda de uma propriedade ela resolve afanar $40 mil dólares (que se fosse eu a ladra não conseguiria fazer nada, já que ficaria totalmente apavorada com tal feito. Sim. Eu sou medrosa e daí???)

Com o dinheiro em suas mãos ela foge para a cidade de seu amante. Mas como o tempo está ruim, ela se perde em um desvio na autoestrada principal e vai parar em um hotel de beira de estrada, onde resolve passar a noite. O tal hotel, Bates Motel, é bem isolado e por haverem feito reformas na estrada este ficou fora da vista de quem passa pela região, deixando-o quase que largado pelos possíveis hospedes. Mas para Marion é o hotel perfeito, já que ali não passa ninguém (Ninguém? Ninguém mesmo?? É isso aí.. NEM UMA ALMA VIVA. Já seria o bastante para me deixar morrendo de medo. Principalmente, porquê o dono do lugar vive lá sozinho, ou melhor dizendo, vive ele e a mãe que nunca é vista.)



E por falar em mãe, ela já se torna um personagem marcante nas primeiras cenas do hotel por começar uma discussão com Norman, seu filho e administrador do hotel. Uma discussão bem enérgica e um pouco perigosa já que pode ser ouvida no hotel por Marion, sendo que os dois estão na casa a mais de 100 metros de distancia dela. O motivo da briga? Pasmem: Ela está surtando porque Norman convidou Marion para jantar com eles (Aí já dá para se ter uma ideia de que a velha não regula muito bem dos parafusos, né?)


Apesar disso tudo, Marion tenta ser o mais normal possível, mesmo tendo algumas paranóias (e não é para menos, é? Essa cabeça oca é uma ladra deliberada. Sem juízo algum, essa... essa... desmiolada!). Entretanto, no meio da noite, enquanto ela toma um banho, o hotel é invadido e Marion é morta a facadas por uma "sombra". Ninguém sabe quem é, mas pode se ter uma ideia de quem possa ser o assassino, já que não passar ninguém por lá a algum tempo.




É a partir da aí que todo o suspense começa a se desenrolar... Norman em um ato de esperteza (esperteza talvez não seja a palavra ¬¬), limpa a cena do crime e dá um "jeitinho" no corpo. Agora eu pergunto: Por que todo esse trabalho se o assassino não é ele??? Well... É só ele e a mãe que moram lá, então...



Quando você chegar nessa parte, você irá pensar: "Bingo!! Eu sabia. Só poderia ser ela". Mas eu só tenho uma coisa para te dizer: NÃO TIRE CONCLUSÕES PRECIPITADAS. Estamos falando de um clássico de Hitchocock. Hitch não dá "ponto sem nó" e acredite, neste "ponto e cruz" o que mais tem são nós. Sem dizer que com uma visão e perspectiva de extremo entendimento e entrega, Hitchcock faz com que os personagens secundários tomem o lugar principal da trama e que ganhem força para se manterem no "topo do mundo" em Psicose, que é o caso do amante de Marion. Ele só aparece nas primeiras cenas do filme, mas depois retorna com força total para se tronar um "herói" na busca pela verdade. A verdade que não quer calar: Onde foi parar Marion e o dinheiro? E se ela morreu... quem a matou??? Mas é aquilo o que eu disse. Não tire conclusões. Só assistindo para se ter uma noção do que se trata e sentir a realmente o que os atores passam através dos personagens.



E indo contra todas as pistas que parecem muito óbvias demais, o final é surpreendente . Acontece tantas reviravoltas no decorrer do filme que você acabará sendo pego de surpresa e ficará, sem dúvida, de boca aberta, assim como eu fiquei com o desfecho.

Psicose é marco da história cinematográfica e será ainda por muito tempo e independentemente de quanto tempo se passe será também a base para um bom filme de terror. Mas sinto em dizer: "Nunca com a mesma pegada". Afinal, Terror = Hitchcock = Psicose.



.






5 Motivos para assistir a esse filme

  1. É um clássico;
  2. Foi gravado em preto e branco por opção do Hitchcock para torna-lo menos pesado;
  3. O sangue da morte da Marion era calda de chocolate;
  4. Porque era proibido entrar em uma sessão de Psicose no cinema depois que ele havia começado;
  5. Os sons das facadas foi gravado com um melão.
Por hoje é só.

Bjuzzz e...

Carpe Noctem.

3 comentários:

  1. Acho que vcs são muito restritivas ao comentarem só filme de terror ..rs
    Comentem os filmes bons tbm .!
    ..rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego... eu nem gosto de filme de terror. Mas sabe como é, né?? sob forte influencia acabamos indo contra o q acreditamos... kkkkkk Mas CONCORDO contigo, guri!!! E fique vc sabendo q Psicose é muito bom!! vc deveria assistir. ^^

      MUDANÇA DE GENERO, JÁ!! (dos filmes) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir